Exercícios para Perder Barriga

Publicado por Joana em Perder Barriga

Muitas mulheres querem perder a gordura da barriga – o que não é fácil. Eliminar a gordura da barriga é o que a maioria das pessoas que tem alguns quilos a mais deseja. Este assunto está rodeado de mitos e de propaganda enganosa. Se ainda não leu o nosso artigo sobre como perder barriga, veja as nossas dicas sobre o assunto. Este artigo é uma continuação do outro.

Perder gordura localizada é um mito propagado pela mídia que tenta vender cremes ou suplementos para emagrecer sem resultados. Outro grande mito é que os exercícios abdominais ajudam a perder barriga. Neste artigo vamos falar quais são os melhores exercícios para perder barriga – você vai ficar espantada!

A Diferença Entre Eliminar Gordura Abdominal e Ganhar Abdominais

Quando você entra numa academia é fácil encontrar meia dúzia de máquinas para fazer exercícios abdominais. Você vê pessoas fazendo uma centena de abdominais até à exaustão. Será que fazer abdominais é o melhor exercício para perder barriga?

Fazer abdominais ajuda a fortalecer e a tonificar os músculos da barriga, mas não queima a gordura abdominal. O mesmo se aplica aos engenhos para exercitar os músculos abdominais. Exercitar estes músculos tem as suas vantagens: tonifica e ajuda a manter a barriguinha para dentro… Mas não queima a gordura da barriga.

Exercitar os abdominais torna os músculos mais fortes, mas a camada de gordura que está por cima dos músculos mantém-se. O que realmente temos de fazer para ter uma barriga lisa é arranjar uma forma eficiente de perder a gordura da barriga. Existem dois tipos de gordura na barriga: uma camada de gordura em cima dos músculos abdominais e gordura intra-orgânica.

A gordura intraorgânica, juntamente com o inchaço da barriga é o que faz a barriga grande e dilatada. É possível eliminar estes dois tipos de gordura através de uma alimentação que promove a queima de gordura, evita a ingestão de gorduras prejudiciais e através de exercício físico moderado.

Melhores Exercícios para Perder Barriga

Ao contrário da sabedoria convencional os exercícios abdominais não ajudam a queimar a gordura da barriga. O que realmente funciona é exercício aeróbico de baixa intensidade e exercício de resistência de alta intensidade (musculação).

Movimento de Baixa Intensidade

O exercício aeróbico de baixa intensidade são as caminhadas, ciclismo leve, surf, etc. Correr, jogging, ciclismo pesado e outras atividades queimam mais calorias, mas não vão às reservas de gordura. O objetivo é manter o batimento cardíaco entre 55% e 75% do seu batimento máximo. Isto é um exercício muito leve… para pessoas muito pesadas basta andar normalmente e para pessoas menos pesadas basta caminhar com uma velocidade um pouco superior à normal.

Quando o seu batimento cardíaco ultrapassa dos 75% do máximo o corpo deixa de queimar gordura e promove um metabolismo anaeróbico que utiliza a glicose como combustível preferencial (o que origina a criação de ácido láctico e cortisona). Ao manter um batimento cardíaco abaixo dos 75% o seu organismo consegue ir às reservas de gordura e evita desgaste do organismo.

Deve caminhar entre 3 e 6 horas por semana – parece muito mas não é! Compre um leitor de MP3 para ouvir música ou um curso áudio para aprender outra língua… Assim o tempo passa mais rápido.

Exercício de Alta Intensidade

O exercício de alta intensidade deve ser concentrado em exercícios compostos com pesos. Exemplos de exercícios de força para perder barriga compostos são: agachamento, peso morto, elevações e o supino. No ano passado chegou a moda dos swings com Kettlebells, um exercício que trabalha quase todos os músculos do corpo ao mesmo tempo.

Estes exercícios cansam muito, mas criam massa muscular e melhoram o sistema endócrino. Ter mais hormônio de crescimento e testosterona aumenta o metabolismo basal e juntamente com a alimentação certa você queima a gordura armazenada. Ao fazer estes exercícios também trabalha os músculos abdominais o suficiente para ter os abdominais visíveis quando perder a camada de gordura da barriga.

Não é necessário passar horas na passadeira, levantar pesos 4 ou 5 vezes por semana ou fazer centenas de abdominais. Se você equilibrar o exercício aeróbico leve com alguns treinos de alta intensidade vai queimar muita gordura em todo o corpo, incluindo na barriga.

A minha recomendação é fazer os dois tipos de exercício, visto que fazer mais de um não evita a necessidade do outro. As caminhadas e outros exercícios aeróbicos leves ajudam a queimar gordura e os exercícios de força dão origem a um equilíbrio hormonal para começar a queimar gordura mais rapidamente. Lembre-se que 80% dos resultados vêm da alimentação saudável – não ignore a sua educação alimentar!

Juntamente com as dicas para emagrecer explicadas nos artigos sobre como emagrecer e no artigo como perder barriga você vai conseguir reprogramar o seu corpo a queimar gordura em vez de carboidratos. Esta é a forma mais fácil de perder gordura da barriga – além de ser mais fácil é também a mais saudável. Se você tem mais perguntas sobre exercícios para perder barriga não hesite em deixar um comentário.

Quero Saber a Sua Opinião!

Como exercício interativo, escreva um comentário respondendo com a sua experiência pessoal sobre o seguinte:

  • O que acha mais importante para perder barriga? Alimentação, exercicio físico ou os dois?
  • Você acredita nos engenhos milagrosos que prometem perder barriga?

Tags: , , , , , , , , , ,

17 Comentários em “Exercícios para Perder Barriga”

  1. Carol

    Gosteii!!! Agora da pra entender um pouco sobre perder a barriga! Vou praticar uns exercicios pra ter a barriga mais lisa! Gostei dessa ideia. Beijos

  2. Carla

    Adorei muito… mesmo! e eu que sou uma pessoa preocupada com o meu aspecto fisico… e que amo o desporto… não vai custar nada… agora o de comer ai é o que eu ja tou a dimunir… pois eu adoro comer… mas tou no meu peso normal… mas sim esforçar-me para ter uma barriga como refere aqui “definida e lisa” … * u concordo com que refere em cima* beijos

  3. Andrelina

    Gostaria de perder barriga e uns quilinhos… somenente 4 quilos. Que remédio recomenda para emagrecer e defenir a barriga?

  4. Vera Ferreira

    Comecei uma dieta faz 3 dias. Vou iniciar uma desintoxicaçao leve do organismo para começar a tomar um suplemento de CLA.
    Ao ler o seu artigo percebi que o que fazia antes realmente era errado.
    Tenho um desses aparelhos para abdominais em casa e resultar resulta… mas ganho o peso que perdi… a dobrar!
    Adorava saber que exercicios são os melhores para perder a barriga e um pouco de pernas.
    Isto porque não tenho possibilidade de entrar no ginasio ou ter um personal trainer!

  5. Juliana Nunes

    Já tenho uns abdominais que mais ninguem tem… 100% musculo!

  6. Juli Juli Baby

    Amei a reportagem…mas quais outros exercicios desse tipo posso realiza? Se alguem ja fez isso, pode me dizer se deu certo?

  7. Valdice Silva

    Adorei o comentario, vou praticar uns exercicios para perder barriga que posso fazer em casa! Ótima ideia!

  8. Moninha

    Amei o carinho e cuidado que vcs/tem em nos ensinar como ter abidominais verdadeiramente saudaveis e definidos, nem nas academias nunca ouvir falar desta forma perfeita. Deus abençoe vcs!!! Bjs… Moninha.

  9. Paulo

    Ola, gostei da materia e gostaria de saber mais sobre os exercicios para queimar as gorduras da barriga e também sobre como comprar o L carnitina. Abraço e obrigado

  10. Mary

    Gostava de receber mais informaçoes acerca do tipo de exercicios que é necessário fazer para perder a barriga. Estou a começar uma dieta e gostava de saber o que e preciso para perder esta barriga!!!

  11. Gentil Paulo de Oliveira Junior

    Para perder a barriga e ficar em plena forma, vc deve de treinar intensamente… tenho 26 anos 85 kls e para me manter em forma treino tres horas por dia!! É arduo e cansativo se manter espiritualmente, fisicamente e mentalmente, mas vale a pena mas o que esta ai leitor está completamente correto… gostei muito da dica msm treinando ah varios anos ja obrigado

  12. Fabio

    O comentario acima tem toda razão… Malhar pesado é árduo e cansativo, mas vale a pena… Costumo malhar 1 hora por dia estilo heavy duty, ou seja, exaustão, e depois intercalo 1 hora caminhada e 1 hora corrida no parque.

  13. Daniela Bernardino

    Bom não sei o que falar pois sou totalmente magra mas vou dar minha opiniao. Primeiro passo e a determinacao muita força de vontade por isso não acho que exercicios para perder barriga resolvam o caso. Eu acho que endurece a barriga mas nao que emagreça. Mas e melhor pagar uma academia e acho tambem que esses negocios de simpatias para emagrecer não funcionam! É coisa do capeta isso portanto pare com essa bobeira e emagreça já!

  14. Simone

    Muito legal essa dica ai… mas queria um pouco mais de sua ajuda, porque tou acima do meu peso e isso me deixou com muita barriga! Fechar a boca é o mais dificil… será que pode me ajudar mais? Dicas, alimantação adequada, seriam muito bem vindos!! Obrigada pela orientaçao… tudo de bom pra voce!!!

  15. Marcio

    Como deve ser minha alimentação para ficar com a barriga lisa, e o corpo em forma?

  16. José

    Não sei como mais vou vencer. Acredito em vocês e no meu potencial. Obrigado por se preocupar com nossa saúde.

  17. Julinhazinha

    Adorei a ideia, vou tentar fazer.

Deixe um Comentário!