Exercícios para Perder Barriga

Publicado por Joana em Perder Barriga

Muitas mulheres querem perder a gordura da barriga – o que não é fácil. Eliminar a gordura da barriga é o que a maioria das pessoas que tem alguns quilos a mais deseja. Este assunto está rodeado de mitos e de propaganda enganosa. Se ainda não leu o nosso artigo sobre como perder barriga, veja as nossas dicas sobre o assunto. Este artigo é uma continuação do outro.

Perder gordura localizada é um mito propagado pela mídia que tenta vender cremes ou suplementos para emagrecer sem resultados. Outro grande mito é que os exercícios abdominais ajudam a perder barriga. Neste artigo vamos falar quais são os melhores exercícios para perder barriga – você vai ficar espantada!

A Diferença Entre Eliminar Gordura Abdominal e Ganhar Abdominais

Quando você entra numa academia é fácil encontrar meia dúzia de máquinas para fazer exercícios abdominais. Você vê pessoas fazendo uma centena de abdominais até à exaustão. Será que fazer abdominais é o melhor exercício para perder barriga?

Fazer abdominais ajuda a fortalecer e a tonificar os músculos da barriga, mas não queima a gordura abdominal. O mesmo se aplica aos engenhos para exercitar os músculos abdominais. Exercitar estes músculos tem as suas vantagens: tonifica e ajuda a manter a barriguinha para dentro… Mas não queima a gordura da barriga.

Exercitar os abdominais torna os músculos mais fortes, mas a camada de gordura que está por cima dos músculos mantém-se. O que realmente temos de fazer para ter uma barriga lisa é arranjar uma forma eficiente de perder a gordura da barriga. Existem dois tipos de gordura na barriga: uma camada de gordura em cima dos músculos abdominais e gordura intra-orgânica.

A gordura intraorgânica, juntamente com o inchaço da barriga é o que faz a barriga grande e dilatada. É possível eliminar estes dois tipos de gordura através de uma alimentação que promove a queima de gordura, evita a ingestão de gorduras prejudiciais e através de exercício físico moderado.

Melhores Exercícios para Perder Barriga

Ao contrário da sabedoria convencional os exercícios abdominais não ajudam a queimar a gordura da barriga. O que realmente funciona é exercício aeróbico de baixa intensidade e exercício de resistência de alta intensidade (musculação).

Movimento de Baixa Intensidade

O exercício aeróbico de baixa intensidade são as caminhadas, ciclismo leve, surf, etc. Correr, jogging, ciclismo pesado e outras atividades queimam mais calorias, mas não vão às reservas de gordura. O objetivo é manter o batimento cardíaco entre 55% e 75% do seu batimento máximo. Isto é um exercício muito leve… para pessoas muito pesadas basta andar normalmente e para pessoas menos pesadas basta caminhar com uma velocidade um pouco superior à normal.

Quando o seu batimento cardíaco ultrapassa dos 75% do máximo o corpo deixa de queimar gordura e promove um metabolismo anaeróbico que utiliza a glicose como combustível preferencial (o que origina a criação de ácido láctico e cortisona). Ao manter um batimento cardíaco abaixo dos 75% o seu organismo consegue ir às reservas de gordura e evita desgaste do organismo.

Deve caminhar entre 3 e 6 horas por semana – parece muito mas não é! Compre um leitor de MP3 para ouvir música ou um curso áudio para aprender outra língua… Assim o tempo passa mais rápido.

Exercício de Alta Intensidade

O exercício de alta intensidade deve ser concentrado em exercícios compostos com pesos. Exemplos de exercícios de força para perder barriga compostos são: agachamento, peso morto, elevações e o supino. No ano passado chegou a moda dos swings com Kettlebells, um exercício que trabalha quase todos os músculos do corpo ao mesmo tempo.

Estes exercícios cansam muito, mas criam massa muscular e melhoram o sistema endócrino. Ter mais hormônio de crescimento e testosterona aumenta o metabolismo basal e juntamente com a alimentação certa você queima a gordura armazenada. Ao fazer estes exercícios também trabalha os músculos abdominais o suficiente para ter os abdominais visíveis quando perder a camada de gordura da barriga.

Não é necessário passar horas na passadeira, levantar pesos 4 ou 5 vezes por semana ou fazer centenas de abdominais. Se você equilibrar o exercício aeróbico leve com alguns treinos de alta intensidade vai queimar muita gordura em todo o corpo, incluindo na barriga.

A minha recomendação é fazer os dois tipos de exercício, visto que fazer mais de um não evita a necessidade do outro. As caminhadas e outros exercícios aeróbicos leves ajudam a queimar gordura e os exercícios de força dão origem a um equilíbrio hormonal para começar a queimar gordura mais rapidamente. Lembre-se que 80% dos resultados vêm da alimentação saudável – não ignore a sua educação alimentar!

Juntamente com as dicas para emagrecer explicadas nos artigos sobre como emagrecer e no artigo como perder barriga você vai conseguir reprogramar o seu corpo a queimar gordura em vez de carboidratos. Esta é a forma mais fácil de perder gordura da barriga – além de ser mais fácil é também a mais saudável. Se você tem mais perguntas sobre exercícios para perder barriga não hesite em deixar um comentário.

Quero Saber a Sua Opinião!

Como exercício interativo, escreva um comentário respondendo com a sua experiência pessoal sobre o seguinte:

  • O que acha mais importante para perder barriga? Alimentação, exercicio físico ou os dois?
  • Você acredita nos engenhos milagrosos que prometem perder barriga?

Tags: , , , , , , , , , ,

14 Comentários em “Exercícios para Perder Barriga”

  1. Carol

    Gosteii!!! Agora da pra entender um pouco sobre perder a barriga! Vou praticar uns exercicios pra ter a barriga mais lisa! Gostei dessa ideia. Beijos

  2. Carla

    Adorei muito… mesmo! e eu que sou uma pessoa preocupada com o meu aspecto fisico… e que amo o desporto… não vai custar nada… agora o de comer ai é o que eu ja tou a dimunir… pois eu adoro comer… mas tou no meu peso normal… mas sim esforçar-me para ter uma barriga como refere aqui “definida e lisa” … * u concordo com que refere em cima* beijos

  3. Andrelina

    Gostaria de perder barriga e uns quilinhos… somenente 4 quilos. Que remédio recomenda para emagrecer e defenir a barriga?

  4. Vera Ferreira

    Comecei uma dieta faz 3 dias. Vou iniciar uma desintoxicaçao leve do organismo para começar a tomar um suplemento de CLA.
    Ao ler o seu artigo percebi que o que fazia antes realmente era errado.
    Tenho um desses aparelhos para abdominais em casa e resultar resulta… mas ganho o peso que perdi… a dobrar!
    Adorava saber que exercicios são os melhores para perder a barriga e um pouco de pernas.
    Isto porque não tenho possibilidade de entrar no ginasio ou ter um personal trainer!

  5. Juliana Nunes

    Já tenho uns abdominais que mais ninguem tem… 100% musculo!

  6. Juli Juli Baby

    Amei a reportagem…mas quais outros exercicios desse tipo posso realiza? Se alguem ja fez isso, pode me dizer se deu certo?

  7. Valdice Silva

    Adorei o comentario, vou praticar uns exercicios para perder barriga que posso fazer em casa! Ótima ideia!

  8. Moninha

    Amei o carinho e cuidado que vcs/tem em nos ensinar como ter abidominais verdadeiramente saudaveis e definidos, nem nas academias nunca ouvir falar desta forma perfeita. Deus abençoe vcs!!! Bjs… Moninha.

  9. Paulo

    Ola, gostei da materia e gostaria de saber mais sobre os exercicios para queimar as gorduras da barriga e também sobre como comprar o L carnitina. Abraço e obrigado

  10. Mary

    Gostava de receber mais informaçoes acerca do tipo de exercicios que é necessário fazer para perder a barriga. Estou a começar uma dieta e gostava de saber o que e preciso para perder esta barriga!!!

  11. Gentil Paulo de Oliveira Junior

    Para perder a barriga e ficar em plena forma, vc deve de treinar intensamente… tenho 26 anos 85 kls e para me manter em forma treino tres horas por dia!! É arduo e cansativo se manter espiritualmente, fisicamente e mentalmente, mas vale a pena mas o que esta ai leitor está completamente correto… gostei muito da dica msm treinando ah varios anos ja obrigado

  12. Fabio

    O comentario acima tem toda razão… Malhar pesado é árduo e cansativo, mas vale a pena… Costumo malhar 1 hora por dia estilo heavy duty, ou seja, exaustão, e depois intercalo 1 hora caminhada e 1 hora corrida no parque.

  13. Daniela Bernardino

    Bom não sei o que falar pois sou totalmente magra mas vou dar minha opiniao. Primeiro passo e a determinacao muita força de vontade por isso não acho que exercicios para perder barriga resolvam o caso. Eu acho que endurece a barriga mas nao que emagreça. Mas e melhor pagar uma academia e acho tambem que esses negocios de simpatias para emagrecer não funcionam! É coisa do capeta isso portanto pare com essa bobeira e emagreça já!

  14. Simone

    Muito legal essa dica ai… mas queria um pouco mais de sua ajuda, porque tou acima do meu peso e isso me deixou com muita barriga! Fechar a boca é o mais dificil… será que pode me ajudar mais? Dicas, alimantação adequada, seriam muito bem vindos!! Obrigada pela orientaçao… tudo de bom pra voce!!!

Deixe um Comentário!