Como Diminuir o Apetite

Publicado por Joana em Como Emagrecer

Aprender como diminuir o apetite é um passo essencial para a maioria das pessoas que têm dificuldade em mudar os seus hábitos alimentares. Apesar das boas intenções e da força de vontade para começar a reeducação alimentar ou seguir uma dieta para emagrecer, muitas pessoas esquecem aquilo que aprenderam quando ficam com fome ou quando veem aquela comida que engorda.

A melhor forma de controlar os impulsos alimentares é evitando que o seu apetite fique descontrolado. Uma pessoa com um apetite normal come porções mais pequenas e tem mais facilidade em evitar os alimentos que engordam. Os supressores de apetite são uma classe de remédios para emagrecer quem têm efeitos no hipotálamo, mas eu não recomendo tomar medicamentos que mexem com a química do cérebro. O risco destes supressores de apetite não ultrapassa os seus benefícios e, além disso, é possível controlar o apetite com alguns hábitos fáceis de seguir.Então como é que se pode diminuir o apetite? Estas são as dicas mais importantes:

Comer Devagar e Mastigar Bem

Sim, isto parece o que a sua mãe sempre disse… Ela tem razão! O estômago demora algum tempo a enviar o sinal de estar saciado ao cérebro. Se comer devagar vai ingerir menos alimentos, melhorar a digestão e saborear melhor os alimentos. Mastigar bem os alimentos facilita a digestão e a absorção dos nutrientes que o organismo precisa.

Crie o hábito de dar uma garfada e de pousar os talheres quando está a mastigar os alimentos. Depois de engolir, com a boca vazia volte a pegar nos talheres e repita o processo. Esta é uma boa forma de se treinar a comer mais devagar.

Descanço e Sono de Qualidade

O corpo precisa de 7 a 8 horas de sono de qualidade. Quando você não dorme bem o corpo não tem tempo suficiente para descansar e finalizar as suas funções regenerativas e de criação de hormônios que são essenciais para a saúde e o bem-estar.

Quando você não dorme bem vai ter mais desejos de alimentos doces e com carboidratos para combater a sonolência e a fraqueza. Como estes alimentos são uma fonte rápida de energia a que já está habituada, você vai acabar por comer mais destes alimentos que engordam.

Exercício Físico

O exercício físico moderado ajuda a diminuir o apetite extremo porque liberta endorfinas e melhora a circulação. As endorfinas fazem uma pessoa sentir-se bem, diminuem a dor e também diminuem o apetite. A falta de endorfinas causa as pessoas a recorrer a alimentos para se sentirem bem. Além de não comer tanto, também não existe uma dependência tão grande da comida para ter um estado emocional satisfeito; muitas mulheres comem chocolate para se sentirem melhor.

Evite Carboidratos Simples e o Açúcar

Tente comer mais proteínas e gorduras porque estas têm uma digestão mais lenta. O açúcar e os carboidratos criam picos de insulina que obrigam o organismo a armazenar a glicose em excesso em gordura. Depois do pico de insulina vem uma sensação de cansaço e um aumento de apetite.

Estes picos de insulina também contribuem para a resistência à insulina, também conhecido como a pré-diabetes, que leva à diabetes tipo 2. Ao ingerir alimentos ricos em proteína e gorduras saudáveis os picos de insulina são muito menores, dando mais energia até à próxima refeição 3 ou 4 horas depois.

Beber Mais Água

Quando você bebe água suficiente o seu apetite fica mais controlado. Outra vantagem de beber mais água é a diminuição de ingestão de refrigerantes e sucos de fruta que contém muitas calorias e aumentam o apetite.

Evitar Açúcar e Adoçantes

O açúcar e os adoçantes interferem com a intensidade do apetite. Quem bebe muitas bebidas açucaradas vai sentir mais fome após algumas horas. O mesmo acontece com os adoçantes artificiais, que apesar de não conterem tantas calorias também alteram o apetite e tem outros efeitos negativos na saúde. Deve evitar refrigerantes e sucos de fruta e substituir tudo por água.

Use Especiarias para Comer Menos

As especiarias ajudam a reduzir o apetite e a sentir-se cheia mais depressa. Como as especiarias dão mais sabor aos alimentos, temos tendência a ficar cheias mais rapidamente.

Entender e Controlar o Seu Apetite é Essencial

Entender estas dicas ajuda a criar autoconsciência sobre a variação e a intensidade do seu apetite, o que torna mais fácil mantê-lo sobre controlo.

Muitas pessoas não sabem como emagrecer – um dos pontos mais importantes é ingerir menos calorias do que gastamos. Apesar de ser necessário comer alimentos saudáveis e alimentos que emagrecem também é importante saber controlar as doses de comida.

Limitar a quantidade de alimentos ingeridos torna-se muito mais difícil quando temos um apetite muito intenso e é por isso que estas técnicas são uteis. Espero que tenha aprendido algumas dicas que ainda pode implementar e se você tem mais alguma dica boa para controlar o apetite não hesite em partilhar na secção de comentários aqui em baixo!

Tags: , , , , , , , , ,

10 Comentários em “Como Diminuir o Apetite”

  1. amâmbia gonçalves Cordeiro

    Gostei muito das dicas. Estou inicinado programa de emagrecimento e vou seguir as dicas.

  2. Bruna

    Amei estas dicas, obrigada mesmo, vocês me ajudaram bastante.
    Vou começas agora mesmo a colocar em prática estas dicas. mando respota assim que chegar ao peso tão desejado.
    Muito obrigada mesmo.

  3. Caroline

    Olá! Desta vez vou começar e levar a sério a caminhada e dieta. Me ajudou muito suas dicas e textos. Vou me dar ao maximo nessa meta espero perder peso o quanto antes. Grata.

  4. Albert

    Me ajudaram bastante ,modestia parte, to ficando um gato. Obrigado por estas dicas para emagrecer! As dicas do metabolismo e alimentos para emagrecer estao ajudando muito!

  5. Délis

    Essas dias me ajudaram bastante, dessa vez vou levar a sério. Estou mudando meus hábitos alimentares que são MUITO ruins.

  6. Leía

    Adorei essas dicas para emagrecer acelerando o metabolismo. Vou pratica-las quando começar a dar resultado eu volto a comentar!

  7. Angélica

    Aaii adoreei! Mt obrigada pelas dicas vou seguir à risca e depois volto para contar os resultados de emagrecimento!

  8. Luara

    Eu faço muita esteira, 3 vezes por semana 1h, eu este mes de março de 2009 eu perdi 7 kilos com dieta e com a esteira. Eu tenho 50 anos e estou muito satisfeita com os meus resultados e agradeço suas dicas…. Vou seguilas para me ajudarem a perder mais peso com o truque de acelerar o metabolismo… Ei pessoal vamos em frente …..bjs luara

  9. Tayana

    As dicas são importantíssimas para quem realmente está interessado em perder peso, fácil todos sabemos que não é, mas impossível também não…
    Então, garra, força de vontade e boa sorte à todos nós!!!!
    Bjs… Tay

  10. Adriana

    Gostaria de dizer que achei muito interessante e bastante empolgante o artigo e metodos para uma boa forma e uma vida saudável, bastante explicativos, logo se ve que sao verdadeiros, o resto agora é por conta de cada leitor interessado, como é o meu caso.
    Vou á luta desde já, quando eu obter resultados com certeza direi aqui, sei que só depende de mim e que vou conseguir, muito obrigado pelas dicas, sites assim que nos fazem ver que nao estamos sozinhos, valeu!!!

Deixe um Comentário!