Calcular IMC

IMCO IMC ou Índice de Massa Corporal é uma medida que ajuda a descobrir se o seu peso está dentro dos limites ou não, determinando se o seu peso está normal ou se sofre de obesidade. Caso sofra de obesidade o IMC indica qual o nível de obesidade. Resumindo o IMC é uma medida para determinar se o seu peso está ideal, abaixo ou acima do peso recomendado.

O cálculo do IMC é fácil mas deve ser utilizado como uma medida geral para análise do peso corporal. A massa muscular pesa mais do que a gordura, isso pode afectar o IMC. Desta forma o seu peso e IMC não são as únicas medidas que deve analisar para monitorizar o seu estado de saúde.

Como Calcular o IMC

O primeiro passo para calcular o índice de massa corporal é saber o seu peso e a sua altura.

A fórmula de calcular o IMC é simples, deve dividir o seu peso pela sua altura em metros elevada ao quadrado. Depois deverá comparar esse resultado com a tabela do IMC mais abaixo.

IMC = Peso : Altura^2

Por exemplo, se você mede 1,65m e pesa 58 kilos a formula vai ser a seguinte:

IMC = 58 : 1,65^2

IMC = 21,3

Tabela IMC

Aqui está a tabela de classificação do IMC:

Menos de 18,5    Você está abaixo do peso ideal
18,5 a 24,9         Parabéns — você está em seu peso normal!
25,0 a 29,9         Você está acima de seu peso (excesso de peso)
30,0 a 34,9         Obesidade grau I
35,0 a 39,9         Obesidade grau II
Mais de 40,0       Obesidade grau III

IMC em Crianças e Adolescentes

Adultos com mais de 20 anos podem utilizar a tabela indicada acima. O IMC para crianças e adolescentes é calculado da mesma forma, mas os valores não são classificados da mesma maneira. Em vez de uma tabela com valores definidos para determinar se há obesidade ou não, as crianças são comparadas com outras crianças do mesmo sexo e idade.

Se o IMC por idade é menor que o 5º percentual a criança está abaixo do peso. Se o IMC por idade está entre o 85º e 95º percentual, a criança está em risco de ficar com obesidade. Se o BMI por idade estiver localizado no 95º percentual a criança é classificada como obesa.

Quero relembrar que o IMC é somente uma medida de classificação utilizada pelos médicos e profissionais de saúde para categorizar o peso das pessoas. Existem muitos outros fatores que contribuem para esta medida independentemente do peso, tais como doenças prolongadas que podem causar um IMC abaixo do indicado, ou uma grande quantidade de massa muscular que dão um resultado de BMI elevado.

Depois de fazer o calculo do IMC deve consultar o seu médico de família ou nutricionista para certificar que está no intervalo correto, caso não esteja o seu nutricionista pode aconselhá-lo a ganhar peso ou a emagrecer. Não deve começar uma dieta sem consultar o seu médico, pois este pode aconselhar sobre a sua nutrição e estado de saúde.